Italian Coffee

Como funciona o processo de vaporização do leite?

As melhores qualidades que o leite pode conferir a uma bebida são a textura e a doçura. Para isso, a vaporização, processo em que o líquido se torna cremoso e em que a lactose fica mais solúvel, merece a mesma atenção que a extração do café. Use sempre leite integral, de boa qualidade e gelado (e nunca reaproveitado).

Para chegar a um resultado superior, teste o produto tanto frio como em espuma, e com ou sem espresso. Há grandes variações na qualidade do leite, que pode mudar de acordo com a estação do ano, da alimentação e da raça dos animais. Assim, se necessário, tenha mais de um fornecedor. Também existem diferentes texturas produzidas para cada tipo de bebida. Um cappuccino, por exemplo, deve ser feito com leite muito cremoso, enquanto o macchiato deve receber um leite um ainda mais denso.

Passo-a-passo da vaporização:

Use a menor jarra pitcher que consiga armazenar, de maneira confortável, todo o leite que for necessário para fazer a bebida. Uma boa referência é que a pitcher, no fim do processo, deve estar de ½ a 1/3 cheia, por isso não encha muito, pois o leite aumenta de volume.

  • Purgue o tubo de vapor e limpe-a com um pano para evitar qualquer ar condensado;
  • Acione o vaporizador por três segundos até que o ar comece a sair e desligue;
  • Ajuste a vara logo abaixo da superfície do leite, perto do centro, inclinando-a num grau que deve estar entre 10º e 30 º da vertical;
  •  Abra completamente o vapor. Quando estiver vaporizando uma menor quantidade de leite, caso do macchiato, uma pressão menor é necessária. Em alguns casos, o tubo de vapor pode gerar muita pressão, e, assim, produzir demasiadamente espuma. Neste caso, o barista pode aerar o leite com o tubo de vapor no fundo do leite ou usar menos pressão;
  • A temperatura de todo processo deve iniciar aos 4o C chegar até 67o C e nunca ultrapassar 75ºC. Ou seja, o leite nunca deve ferver. Nesta temperatura o produto mantém preservada suas características. Para controlar a temperatura use um termômetro ou o tato (o ponto correto é antes de queimar a mão na pitcher)
  • Quando o volume começar a crescer, vá abaixando gra[1]dativamente a leiteira. O leite deve ser aerado sem deixar nenhuma bolha aparente, com uma estrutura firme, com “microbolhas”;
  •  Quando atingir a consistência correta, levante a pitcher e afunde o tubo de vapor no leite. Mantenha essa posição até que o leite atinja a temperatura ideal;
  • Feche o vaporizador, remova a pitcher, e limpe o tubo de vapor com um pano úmido. Depois façao flush dentro do pano para higienizar dentro do tubo de vapor.

Para saber se o leite foi vaporizado de maneira correta, gire em círculos a pitcher de maneira que o leite possa correr por suas paredes, mas sem formar bolhas. Quanto mais aerado estiver o leite, mais resistência ele apresentará ao movimento. Faça com que a extração do espresso e a vaporização do leite sejam finalizadas ao mesmo tempo. Não se deve passar mais de 30 segundos entre a vaporização e o pour (aplicação do leite no espresso).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *