Preparação do Cappuccino: a bebida perfeita
Uma das mais célebres bebidas preparadas com café, o cappuccino ganhou este nome graças ao capuz circular (cappuccino) que os monges que o inventaram utilizavam. O sucesso da combinação entre espresso, leite vaporizado e uma espuma espessa, densa e brilhosa devese à sua cremosidade e à sua doçura. No Brasil, serve-se com chocolate em pó, polvilhado sobre a bebida. O cappuccino perfeito leva:
Café:
Compõe 1/3 da bebida. Deve seguir todas as regras do espresso perfeito. Sendo preparado
em uma xícara de 150 à 180 ml.
Leite:
Deve ser vaporizado em temperatura fria, em recipiente de aço inox, é bem fresco e tem boa qualidade, pois apenas assim terá a doçura necessária para compor o cappuccino.
Creme:
É denso e lustroso e tem textura bem macia, sem bolhas. Teste se o creme do cappuccino está adequado:
1. pegue uma pequena quantidade do creme com a colher.
2. Vire a colher de cabeça para baixo, se o creme ficar na colher sem cair por alguns segundos então está com a consistência correta.
Os baristas mais habilidosos apresentam desenhos no creme do cappuccino que são chamados de latte art.
Temperatura
A bebida deve ser servida quase morna, para ser tomada em grandes goles.
Outros drinques que podem ser feitos com café
Coffee shake: Preparado com ½ copo de café com leite gelado e duas bolas de sorvete batidas no liquidificador e servida em um copo alto com cobertura de caramelo. Algumas versões usam chantilly.
Irish Coffee: Preparado com 2 doses de espresso, 1 dose de whisky, açúcar e chantilly para decorar.
Iced coffee: Há muitas maneiras de preparar café gelado. Em geral, é feito com um café concentrado ao qual são adicionados açúcar e gelo. Preencha um copo alto com cubos de gelo e acrescente o espresso.